domingo, 16 de janeiro de 2011

Jucifer | Galeria Dama Aflita e João Drumond | Quarto Alugado @ Pensão Favorita



Olá a todos,
Também nós aderimos às inaugurações simultâneas, este sábado
22 de Janeiro inauguramos duas exposições: Poder até podia... de Jucifer na Dama Aflita às 17h e Damas e Doces de João Drumond no Quarto Alugado na Pensão Favorita (rua miguel bombarda, 267) às 16h.
Motivos suficientes para sair de casa :-)

Depois das inaugurações a festa continua no
Passos Manuel para mais uma sessão amigável de BINGO com Hang_The_Dj + Tam.

JUCIFER
Poder até podia...
22 de Janeiro a 26 de Fevereiro

22 de Janeiro | Inauguração 17h
Galeria Dama Aflita




Sobre a exposição
O tempo está a acabar, desenhos, não há tempo, nunca há tempo para desenhar e dormir.
coisas que não existem, estou atrasada.

Jucifer
1982, Lisboa
Biografia por Pedro Moura in "Tinta nos Nervos"
Jucifer, começou os seus trabalhos em toda uma série de fanzines e publicações colectivas, das quais se destacarão Osso da Pilinha (co-criado com Marcos Farrajota em 2001), Chicken’s Blood Rice, Codfish with everybody, o excelente Na verdade tenho 60 anos, e os mais recentes I know mohammed is u're bitch : eu vi-te no Martin Moniz com ele e Dazed & Confused (este último com Rafael Gouveia, e ambos de 2006), Post Shit (2008), A mãe de todos os agarrados e Heavy Metal (ambos de 2009), tendo participado também em muitas colectivas como Mutate & Survive, Mesinha de Cabeceira, Cabeça de Ferro, Crack On, etc. Foi também fundadora do agora extinto colectivo artístico Crime Creme, participando em inúmeros exposições, sobretudo em torno do desenho, ilustração e banda desenhada.

Se numa primeira fase do trabalho de Joana Figueiredo os desenhos tinham uma abordagem tentativa, cheia de traços múltiplos para a criação das figuras, aos poucos foi-se aproximando do seu estilo actual em que elas existem através de simples contornos suaves a negro, quase buscando um “estilo sem estilo”, como se quisesse apagar a gestualidade da sua obra. Com histórias escritas em inglês ou português, no fundo a língua é a mesma, que é a do absurdo ou do desviante. Misturando géneros, a autora coloca personagens, cuja figuração nos fazem pensar num determinado quadro de referências, num contexto totalmente inesperado: super-heróis em episódios banais do seu quotidiano caseiro, monstros em episódios de lazer, terroristas às compras, crianças em delírios violentos. Aliás, se existir algum tema recorrente, é um certo tom de violência, às vezes nunca explicada ou contextualizada, o que a torna ainda mais marcante.

A autora não se preocupa de forma alguma com continuidades de formato, conteúdos, personagens (por exemplo A mãe… e Heavy Metal foram publicados num selo editorial “Bela Trampa”, para desaparecer logo a seguir), e a sua experiência na exposição Quadradinhos. Histórias Postadas (galeria Yron, 2008) levaria à criação de uma obra de banda desenhada anómica e sem ordem linear, sob a forma de vinhetas em post-its (e cuja edição faz perder substancialmente essa livre e aleatória associação), demonstrando assim um novo modo de expandir as potencialidades estruturais e expressivas da banda desenhada.

links úteis
Jucifer

ps. a inauguração contará com a presença da autora.


JOÃO DRUMOND
Damas e Doces

22 de Janeiro | Inauguração 17h
Pensão Favorita




Sobre a exposição
Damas e Doces é uma colecção de ilustrações inspiradas em pequenas histórias e factos relatados pela minha avó e mãe sobre mulheres de outros tempos, que pela sua peculiaridade, passaram a fazer parte do meu imaginário. Dedico um espaço a estas Damas Aflitas na Pensão Favorita para contar as suas histórias.

João Drumond
nasceu no Funchal e cresceu no vale de Machico entre o Pico do Facho e as Sete Ladeiras, entre o mar e as montanhas. Entre bichos e folhas que foi observando nos passeios à serra ou na fazenda da avó, apaixonou-se pela Natureza mas o seu gosto pelo desenho levaram-no para as Artes em vez das Ciências. Em 2008 entrou no curso de Design de Comunicação da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto onde encontrou (ou onde o fizeram encontrar) o seu novo amor, a Ilustração. Em 2010 expôs na Galeria dos Leões, na exposição colectiva "Mutantes e Outros Luares Estranhos", e no Centro Cultural do Cartaxo, na exposição colectiva "7 Ilustríssimos", organizada pela Magnética Magazine. Neste momento viaja e trabalha pela Holanda num programa Erasmus e quer começar novos projectos, aliando a ilustração ao design gráfico.

links úteis
João Drumond

Sem comentários: