quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Júlio Dolbeth


Solace, inaugura dia 1 de Março, pelas 18h, no EspaçoGesto, na Rua Cândido dos Reis, no Porto.

"Solace conta aqui estórias, ou exercícios narrativos - onde se confunde o real com o imaginário e as situações do quotidiano com realidades ficcionadas - que se impregnam de códigos e símbolos pessoais, permeáveis a várias influências e citações mais ou menos directas e óbvias.
É uma exposição de desenhos e, pelo potencial narrativo das imagens, posso assumir que se trata afinal de uma exposição de ilustração..."

Francisco Eduardo e Dinis Santos



Inauguram este sábado, dia 27 às 16h00 no Espaço Campanhã, no Porto.

ESPERO TER UMA DIMENSÃO POLÍTICA
Francisco Eduardo e Dinis Santos

Dentro do carro. Uma mão de cada vez no volante. A esquerda troca com a direita e assim em sucessão. Entre o telemóvel e a condução, de tempos a tempos, uma das mãos abana querendo dizer o que o Xico diz. Por vezes, mesmo não dizendo nada, a mão lá dá um abanico remexendo o ar.
Eu olho ouvindo. Já lá vão as aulas do 1º ano de pintura e ainda me acontece ter a sensação de poder fazer qualquer coisa grande. Recordo ainda com algum fascínio as lengalengas chatas do professor.“Ser em potência” - repetia várias vezes acerca dos exercícios de pintura que executávamos. E demorava-se explanando um livro, comprado na rua de Ceuta, de um qualquer autor reboscado publicado pela Antígona ou talvez pela Gallimard.
Continuo a ouvir o Xico que teima em querer fazer uma ilustração científica de um elefante à escala real. Chove no Porto, o limpa-pára-brisas não mexe e o vidro está embaciado. Os dois dentro do carro ouvimos tecnó de assobiar, esperamos orçamentos. Cedo à preguiça e digo sim à teimosia com a tal sensação.
Nos jornais, na televisão, na rádio e por vezes na net circulam as faces desconfiadas, orçamentos de estado e chuvas torrenciais. À noite entre os passos de dança e os cartões cheios diz-se mal disto e daquilo. A última vez que vi tanta gente junta foi em Lisboa na manifestação dos professores que entre os gritos entravam nas diversas Zaras da baixa.
Eu gostava, eu espero fazer algo com uma dimensão... política. Subprodutos: uma madeireira corta madeira. A sua actividade principal é cortar madeira, digamos produzir tábuas. Resultante deste processo surge o serrim que advém como um subproduto. Li isto num livro qualquer enquanto esperava.
Diz-me o Xico que isto está entregue aos bichos e que espera, tal como eu, ter uma dimensão política.
(inicio da música Sonata ao Luar de Beethoven - versão Marçal dos Campos)

23 de Fevereiro de 2010
Dinis Santos

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Concurso Entre Pólos (ilustração e desenho)


mais informações aqui

ATAK @ Lisboa


Para quem estiver por Lisboa no dia 26 de fevereiro (sexta-feira) às 14:00 não deve perder a conferência de ATAK na Ar.Co.


dama Aflita @ Gutenberg Quarterly


Saimos no número 2 da revista Gutenberg Quarterly(1).

(1)"THE GUTENBERG'S QUARTERLY CONCERN ON ILLUSTRATION & SURROUNDINGS is a Quarterly magazine run by The Gutenberg Co. with the editorial design and support of Picnic Design. Focused on illustration and illustrators, showing their ways of life, studios, workspaces, pets, meals, and, of course, their work."

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Pedro Zamith - Inauguração ++







Pedro Zamith - Inauguração +













Pedro Zamith - Inauguração












quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Pedro Zamith | Inauguração 13 Fev | 17h

Olá,

No próximo sábado, dia 13 de Fevereiro, pelas 17h, vamos inaugurar a exposição O Triunfo dos Porcos, de Pedro Zamith.

Convidamos a estarem presentes e trazer amigos.

Sobre a exposição:

“Certo Domingo quando os animais se reuniram para receber as suas ordens, Napoleão anunciou que decidira adoptar uma nova politica.Doravante, a quinta dos animais iria fazer trocas comerciais com as herdades vizinhas-não com intuitos lucrativos,é claro, mas somente para obter certos produtos cuja aquisição se tornara permente.As necessidades do moinho deviam sobrepor-se a tudo o resto.Assim, iniciara diligências para vender uma meda de feno e parte da colheita de trigo do ano corrido, e em seguida se fosse preciso mais dinheiro, o unico remédio seria vender ovos, de que havia sempre grande procura em Benquerença. As Galinhas disse Napoleão, deviam acolher este sacrifício de bom grado, como contribuição especial para o moinho.

Uma vez mais os animais sentiram-se invadidos por um breve desconforto. Nunca encetar transacções com os seres humanos, nunca comerciar, nunca fazer uso de dinheiro- Não se contavam estas resoluções entre as aprovadas logo a seguir à expulsão do Reis, naquela primeira assembleia triunfante? Todos se recordavam de ter votado a favor destas propostas, ou pelo menos julgavam recordar-se. Os quatro leitões que tinham protestado quando Napoleão abolira as assembleias ergueram a voz timidamente, mas foram silenciados de pronto por um tremendo rosnido por parte dos cães...”


O triunfo dos Porcos- George Orwell, 1945


Sobre o autor:

Pedro Zamith

38 anos.Vive e trabalha em Lisboa.

Licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, 2000.

Bacharel em Cenografia pela Escola Superior de Teatro e cinema, 1994.

Curso de cinema de animação, Fundação Calouste Gulbienkian, 1995.

Professor de Visual Arts no Colégio Planalto em Lisboa.

Cinco exposições individuais ( Galerias: Quadrum, Monumental, Pedro Serrenho,Arqué e Appleton Square) entre 2002 e 2010.

Várias colectivas ( Museu Serralves, Galeria ZDB, Museu Arte Contemporânea da Corunha) entre 2000 e 2009.

"Comboio Fantasma", projecto com André Lemos, João Maio Pinto e Manuel João Vieira, apoiado pela agência de Arte Vera Cortês, 2007.

Várias publicações destacando-se, “O homem que desenhava na cabeça dos outros” 2006, Oficina do Livro.



terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Dama Talks | Rita Carvalho








Obrigado a todos os que estiveram no passado sábado para a segunda edição da DAMA TALKS.
Rita, obrigado pelas fabulosas histórias escondidas no teu trabalho, nomeadamente que o Adão e Eva andaram nús na ilha de S. Jorge ou que ainda há esperança de encontramos a Atlântida.



quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Dama Aflita @ Magnética Magazine

Rip Nick Dewar



Dick Dewar
(1973-2010)


Entrevista de Luis Urculo @ El Duende mag



terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Jordi Ferreiro @ apartamento


Para quem é fã da revista apartamento não é grande novidade, Jordi Ferreiro aparece no número 4 com imagens e texto sobre o workshop Impossible Furniture realizado em Barcelona.
Em agosto de 2009 Jordi esteve na Dama Aflita com o workshop The Collage Club in Porto.








segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Dama Talks | Rita Carvalho


DAMA TALKS

Tudo o que sempre quis saber e nunca teve oportunidade de perguntar.
Rita Carvalho fala sobre Cartografias dos Açores, revela o invisível e os processos de trabalho.
Sábado, dia 6 de Fevereiro, pelas 17h, a segunda Dama Talks.
Um espaço para o diálogo, entre os autores e o público.