quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Pedro Zamith | Inauguração 13 Fev | 17h

Olá,

No próximo sábado, dia 13 de Fevereiro, pelas 17h, vamos inaugurar a exposição O Triunfo dos Porcos, de Pedro Zamith.

Convidamos a estarem presentes e trazer amigos.

Sobre a exposição:

“Certo Domingo quando os animais se reuniram para receber as suas ordens, Napoleão anunciou que decidira adoptar uma nova politica.Doravante, a quinta dos animais iria fazer trocas comerciais com as herdades vizinhas-não com intuitos lucrativos,é claro, mas somente para obter certos produtos cuja aquisição se tornara permente.As necessidades do moinho deviam sobrepor-se a tudo o resto.Assim, iniciara diligências para vender uma meda de feno e parte da colheita de trigo do ano corrido, e em seguida se fosse preciso mais dinheiro, o unico remédio seria vender ovos, de que havia sempre grande procura em Benquerença. As Galinhas disse Napoleão, deviam acolher este sacrifício de bom grado, como contribuição especial para o moinho.

Uma vez mais os animais sentiram-se invadidos por um breve desconforto. Nunca encetar transacções com os seres humanos, nunca comerciar, nunca fazer uso de dinheiro- Não se contavam estas resoluções entre as aprovadas logo a seguir à expulsão do Reis, naquela primeira assembleia triunfante? Todos se recordavam de ter votado a favor destas propostas, ou pelo menos julgavam recordar-se. Os quatro leitões que tinham protestado quando Napoleão abolira as assembleias ergueram a voz timidamente, mas foram silenciados de pronto por um tremendo rosnido por parte dos cães...”


O triunfo dos Porcos- George Orwell, 1945


Sobre o autor:

Pedro Zamith

38 anos.Vive e trabalha em Lisboa.

Licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, 2000.

Bacharel em Cenografia pela Escola Superior de Teatro e cinema, 1994.

Curso de cinema de animação, Fundação Calouste Gulbienkian, 1995.

Professor de Visual Arts no Colégio Planalto em Lisboa.

Cinco exposições individuais ( Galerias: Quadrum, Monumental, Pedro Serrenho,Arqué e Appleton Square) entre 2002 e 2010.

Várias colectivas ( Museu Serralves, Galeria ZDB, Museu Arte Contemporânea da Corunha) entre 2000 e 2009.

"Comboio Fantasma", projecto com André Lemos, João Maio Pinto e Manuel João Vieira, apoiado pela agência de Arte Vera Cortês, 2007.

Várias publicações destacando-se, “O homem que desenhava na cabeça dos outros” 2006, Oficina do Livro.



Sem comentários: